Pular para o conteúdo principal

The Simpsons: a incomodidade medíocre

Gosto dos Simpsons.
São uma família desajustada, disfuncional e incoerente. Uma família do mundo ocidental que há muito mandou a política às urtigas, cujo universo centra-se na televisão e onde não há espaço para o desenvolvimento humano. Para eles, a vida gira em torno das refeições, do bar, da escola, num circuito fechado e estreito e as enormidades da análise do “real distante” são uma reprodução (e não uma caricatura) do pensamento de uma certa classe média americana, com tiques nacionalistas, uma falta de cultura confrangedora e uma interpretação dos factos feita a partir de uma colecção de bites avulsos apreendidos de passagem.
Chega a ser dolorosamente real a relação com as instituições (a indiferença de Bart pela escola, a incapacidade da escola oferecer mais a Liza, a “seca” que é o trabalho na central nuclear, esta fonte de riqueza de Springfield e, ao mesmo tempo, a sua desgraça).
Aquele tom permanentemente fora do politicamente correcto é delicioso e só possível no mundo ocidental por ser animação. O processo educativo dos filhos onde só há afectos e não exemplos e cada um constrói-se à sua maneira é cómico e ao mesm o tempo real.
Louve-se a América que é capaz de uma auto-crítica tão mordaz e profunda (a América tem imensas coisas louváveis como ter informações à disposição sobre o que fazem de positivo ou negativo. A Europa não é bem assim…).
Admira-me que os Simpsons não sejam uma série de culto nos países árabes (pelos vistos não passa em alguns deles!), para a esquerda latino americana que pode mostrar aos jovens o exemplo acabado do que nos podemos tornar se confiarmos nos yankees e para uma certa Europa pedante e intelectualmente “superior” que pensa que todos americanos são mesmo assim.
A irreverência no tratamento do seu próprio país, apenas possível na América (diga o que se disser, os Estados Unidos ainda são o país onde se pode ter este tipo de relação com as instituições sem levar com um processo) deveria contentar os que não gostam dos americanos, das suas políticas de ocupação militar e económica. Devia ser sempre exibida em prime time, nas escolas e cultivada como o verdadeiro exemplo da estupidez americana.
Mas não!
Venezuela e agora a Argentina, por diferentes motivos pretendem lançar à fogueira a série. Se no caso da Venezuela é uma anedota o argumento de que os Simpsons não são adequados às crianças (com certeza os desenhos tipo manga serão melhores e mais “formativos”) e substitui-los por Baywatch (pelo qual suspira o público adolescente!), no caso da Argentina é mais sério.
O Peronismo é uma espécie de culto mariano na Argentina. Nada nem ninguém pode criticar a sua imagem. Os autores da história certamente confundiram o período negro da ditadura militar argentina com o período de governo de Perón. Nada mais normal e que poderia/deveria ser entendido no contexto da própria série.
E mesmo que não se trate de um engano, convém notarem que Péron, como qualquer outro líder que alcança o poder e a adoração popular também teve os seus defeitos e alguns deles imperdoáveis como o acolhimento dos Nazis no pós-guerra.

Comentários

Helena Henriques disse…
Deve ser um episódio do Baywatch...

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan