Pular para o conteúdo principal

Muitos arrepios fazem um tremor de terra?

Espero que o arrepio global destas últimas semanas tenha estremecido algumas consciências relativamente ao que representa o capitalismo extremo e a demissão política das populações relativamente aos seus destinos.

Neste processo em que ninguém está inocente a Europa e a América cavaram bem fundo a sua própria sepultura ao subsidiar a sua produção agrícola, condicionar a produção agrícola alheia, influenciando governos corruptos a aceitar a exploração agrícola em monoculturas debilitantes do ponto de vista ecológico e das estruturas sociais dos países explorados e, não bastando isso, especulando o valor dos alimentos, ancorado na especulação energética.

Este complicado jogo a que chamo sinoismo do mundo (consolidação de elites, eliminação das classes médias, trabalho precário, mal remunerado e de subsistência, appartheid populacional com a fixação de elites em cidades-estado, muralização da indigência ou outros incomodativos, policiamento e militarização tecnológica e genocídios autorizados/ignorados) não é mais do que a globalização a crescer e a invadir a humanidade para substitui-la por outra coisa qualquer.

A Europa Comunitária, a acreditar na sombra do crescente empobrecimento e dependência das populações, desmoronar-se-á rapidamente por força da opinião pública de cada país e por razões diferenciadas: nos países ricos surgirá a emergência da separação dos "párias" que não se desenvolvem e para quem contribuem; exigirão o retorno ao passado (recuperação da sua moeda, reposição das fronteiras e politicas anti imigração). Quem conhece a xenofobia dos países europeus mais ricos sabe que não tardarão a surgir políticos que "darão voz ao povo". Os países mais pobres da Europa, invadidos por uma alma nacionalista também se fartarão de não ter o mesmo peso e opinião no contexto europeu (logo agora que a pseudo constituição passou perante a letargia e indigência dos povos!). E cada um tentará cuidar do seu quintal o melhor que pode tentando activamente tomar conta doutros quintais.

A América nada mais conseguirá do que fugir para a frente. Dificilmente abandonará o Iraque depois dos custos que representaram a instalação de uma base logística no Médio-Oriente, tão necessária à invasão do Iraque ou na protecção da Arábia Saudita e Kuwait.

Manterá a concorrência especulativa e a sua política de controlar governos estrangeiros. Não tenho ideia de como irá suportar o aumento da pobreza interna e temo o pior num país onde há mais armas que pessoas.

Mas o receio maior será as próximas especulações, como os recursos hídricos.

A Europa, na essência, apenas consegue viver na exploração de outras economias. Não tem riquezas minerais de monta, matérias-primas relevantes (descontando a Rússia). A Europa é um conjunto de agricultores e colonos, gente sisuda e aventureiros e toda a sua relevância cultural vem do que aprenderam com árabes, judeus e gregos.

Toda a abundância gerada na colonização reproduz-se agora num neo-colonialismo encostado às piores ditaduras que ainda existem (Mugabe também é um produto do colonialismo e só não é bem visto porque subverteu o princípio de propriedade da terra. Se não o tivesse feito, poderia continuar a cometer as maiores atrocidades que o receberiam na Cimeira África-EU com palmadinhas nas costas!).



São essas algumas das questões que necessitam de uma consciência global e uma verdadeira inversão da lógica de funcionamento da política (que consiste, hoje em dia, em andar a reboque de grandes interesses económicos).



Ninguém pode ignorar que a fome que chegar à Europa será já a quase extinção total das populações africanas e uma parte das asiáticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan