Pular para o conteúdo principal

Pena de Morte

Não existindo razões objectivas que a sustentem – para além da substancial vingança – a pena de morte não tem coerência objectiva.

Aliás, não tem coerência no contexto da humanidade porque em Estados laicos, o primado da Lei pressupõem uma ligação a um ethos de respeito pela vida humana e em Estados de cariz religioso, a sua sanção moral impõem-se, uma vez que a vingança ou a propriedade da vida são uma prerrogativa divina.

Existem, de facto, nações e pessoas de todo o mundo que são acérrimos defensores da sua aplicação de uma forma mais ou menos restrita. Fazem-no com o ódio próprio dos injustiçados, dos descrentes da lei e da justiça e dos que acham que uma catarse acalma o espírito e previne a repetição de actos hediondos ou extremos.

Criminoso mesmo é a justiça negar-se a si própria ao sentenciar pessoas ao homicídio. Não consigo compreender, numa perspectiva de Estado de Direito, a sua aplicação.

Acolitados no discurso do "sempre é menos um", os defensores ataviam-se de uma encarnação divina e moral que os torna muito próximos daqueles que pretendem condenar.

Obviamente sou contra a pena de morte e por vários motivos que vão desde o potencial erro judiciário até o meu total desacordo em dar a um Estado ou a um sistema de justiça por mais perfeito que possa parecer, a possibilidade remota do poder sobre a vida humana. Prefiro o caos instalado a um Estado com poder discricionário.

Para perceberem a dimensão do nojo que isto representa, a última discussão na América é encontrar um método mais humano…para a pena de morte (para quem não sente uma cãibra no cérebro com esta expressão sugiro uma visita urgente ao médico). A ideia da profilaxia da sentença, da preocupação com a dor ou sofrimento de quem vão exterminar deixa-me sinceramente mal disposto e a única sugestão que tenho para este grau zero da incoerência é acabarem com a pena de morte.

Para além do sistema judicial, esta farsa de justiça estende-se à classe médica: como pode pessoal médico compactuar com a execução? Como podem reflectir sobre métodos adequados de extinção "suave" da vida humana?



Compreendo o ódio dos que foram vítimas de uma selvajaria qualquer, mas esforço-me pelo perdão; sinto a agonia de imaginar os meus filhos trucidados por um demente ou violador e ter de suportar e manter esta convicção e encontrar razões para manter a defesa de um princípio.
Não é fácil.
Mas em nenhuma circunstância poderemos deixar um homem decidir sobre a vida de outrem por mais visíveis que sejam as razões e os actos praticados. A não ser que voltemos atrás no processo civilizacional também neste capítulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan