Pular para o conteúdo principal

A nova Idade Média da Europa

Depois do resultado do referendo irlandês ao Tratado de Lisboa, assisti curioso às movimentações europeístas neste "duro golpe" ao aprofundamento da "construção europeia".
Houve lamentos, discursos ameaçadores e a invocação de um retorno às trevas. Houve diatribes inflamadas em torno do país dos gnomos, explicações e desculpas. Tudo isso em doses metódicas e ligeiras.
Mas o principal discurso foi: a construção europeia avança e a Irlanda, a seu tempo, resolverá o "seu" problema.Seja por outro referendo ou vencido pelo cansaço. Seja por se virem a confrontar com dificuldades económicas ou políticas a breve prazo.
Ou seja, a União só o é se todos concordarem com a mesma tese. Porque a política parece actualmente uma espécie de televendas, onde nos tentam impingir uma coisa com que não funcionaremos, com que não saberemos funcionar e que, se reflectirmos, não precisamos para nada?
Cuido que poderei pecar por simplista mas, numa família há diferenças, por vezes inconciliáveis. Entre vizinhos há discussões à volta da colocação de um vaso na entrada do prédio; dentro de um mesmo partido há posições e grupos que têm teses diferentes e abordagens distintas ao processo político. O que fazer a quem se nos opõem?
O que fazer aos "detractores" (aqueles que não sabem dialogar connosco e aceitar os nossos argumentos – únicos válidos, sobejamente comprovados e incontornáveis)?

Dou comigo a pensar no regresso à Idade Média, no pior do que este período teve. Uma era de intolerância, desigualdade, tirania. Um tempo onde o direito divino, a aplicação do medo da vingança divina pairava sobre todos os que não cumprissem as emanações da religião (sim, porque só havia uma, a verdadeira!).
E podemos queimar as nossas bruxas também. Os "indesejáveis" estrangeiros, aqueles que só são bons enquanto escravos. Afinal, para que precisamos deles se há tanto europeu ansioso por lavar casas de banho e construir prédios? Que importa o que lhes fizemos a tantos séculos atrás, quando roubávamos, explorávamos e matávamos para construir a grande Europa! Não sei do que se queixam quando nós lhes demos os Direitos Humanos, a Democracia, enfim as palavras que devem orientá-los na demanda de uma sociedade melhor. Evidentemente, foram dadas num saco roto, onde ficaram as palavras e o sentido das mesmas caiu pelo caminho.

Tal como nos séculos de Carlos Magno, voltamos a construir muralhas para nos defender. Passamos quase quinhentos anos nisso. O perigo maior é que não haverá Renascença. Não há mundos para explorar e a desconfiança ao homem branco já fez a sua história e ninguém cai duas vezes no mesmo conto.
E no entanto, não há um europeu que esteja fora do sistema clientelar e gestionário da Comunidade Europeia que confie no Tratado, sejam ricos ou pobres, letrados ou não. Se pensassemos numa consulta europeia de modelo referendário, a percentagem do Não seria mais volumosa do que a verificada na Irlanda e esse bom senso comum da plebe europeia mantém a dúvida sobre os desígnios do mesmíssimo Tratado e da sua impossibilidade de explicação aos mortais.
Também na Idade Média poucos conheciam as leis, a palavra divina e o saber. As Leis que oprimiam os povos eram aplicadas, desconhecessem ou não o seu conteúdo e contexto; a palavra de Deus era disseminada em Latim e o povo iletrado formava as suas ideias pelo audio visual da altura (iconografia, vitrais, etc.) e umas quantas histórias que lhes contavam nas suas línguas maternas. O saber era restrito a uns quantos curiosos e limitados pela ideologia vigente, nada extraordinariamente diferente do que hoje acontece em relação aos laboratórios.
As pessoas levavam as suas vidinhas à espera da colheita e das festividades pagãs autorizadas.
Assim se mantém, assim é que está bem.
E o ridículo de tudo isso é que um Tratado e um aprofundamento da União é necessário. Mas não no sentido e interesse de quem o cria.
Ninguém nega que a Europa necessita de uma definição dos contornos da sua política social, cultural e laboral. Alguns tem dúvidas do interesse de uma política diplomática comum e de segurança ainda mais; o reforço dos mecanismos de decisão dependem em larga medida da credibilidade dos mesmos, e como estes não a possuem...
É a visão de gabinetes e gabinetes pejados de burocratas e secretários e tradutores e conselheiros definindo e harmonizando os interesses comuns que horroriza qualquer cidadão médio da Europa, seja ele grego ou dinamarquês.
E assim vamos, alegremente, voltando as origens: o diferente é sacrílego, o mal, a ignorância e um benefício concedido aos pobres, cada classe no seu lugar e o Rei no topo. Depois as cruzadas contra o Infiel...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan