Pular para o conteúdo principal

Temos mesmo de louvar o Tribunal Constitucional?


2.

Tem razão Passos em ficar chateado. O ano passado, o “truque” combinado com a múmia de Belém levou a que o TC fizesse vista grossa à inconstitucionalidade de uma norma do Orçamento. Qual árbitro que tem de marcar penalti à equipa do seu coração, resolve fazer vista grossa e esperar que ninguém na TV tenha visto (todos sabemos que a verdade só existe na televisão…). O TC deixou passar a aberração o ano passado, avisando que da próxima era “tau-tau”!

Mas nestas coisas da pedagogia, há que ser coerente: não se pode dar o doce à criança e depois fazer o discurso de que não pode comer antes do jantar. Então, fica o doce ali, a olhar para nós, a derreter, a chamar-nos sibilino e nós nada?!

Passos fez o que todo o português faria: estacionou em segunda fila e disse ao polícia que estava só à espera da sogra, coitada que o estorvo já nem consegue andar. Disse que eram 5 minutos e deixou-o lá um ano, aborrecendo tudo e todos.

Tentou fazer o mesmo outra vez, mas desta vez o polícia não perdoou: passou-lhe a multa. E como todo o luso, reagiu perante a falta de flexibilidade e compreensão que existe sobre o nosso umbigo. Há que d’el rei, prepotência policial, havias de não ter a farda que vias o que acontecia! Agarra-me que vou a ele!

Moral da história: A prevaricação nasce do facilitismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguém nos explica isto?

Os registos de voo obtidos por Ana Gomes em 2006 revelam que, entre 2002-2006, em pelo menos 94 ocasiões, aviões cruzaram o espaço aéreo português a caminho de ou provenientes da Baía Guantanamo . Em pelo menos 6 ocasiões aviões voaram directamente das Lajes nos Açores para Guantanamo. Ver o relatório da ONG britânica. Não creio que isto nos deixe mais seguros e tenho a certeza de que me deixa a consciência pesada, foi o estado em que me integro que permitiu isto. PS (por sugestão do Vinhas). As notícias sobre um dos aviões que transportaram presos para Guantánamo e que agora se despenhou no México carregado de cocaína podem ser vistas aqui e aqui ou ainda aqui.

Porque não te calas?!

Com esta frase inaugura-se mais um capítulo das relações entre a Europa e América Latina. A Democracia, este capricho ocidental que, qual religião a expandir-se para além das terras dos Mouros, revela-se na sua melhor versão. Cinco séculos de colonização cruel, imposição religiosa, imperialismo grotesco e “relações de amizade entre os povos” criaram um tiranete de bolso como um produto que, pelos vistos, ninguém quer aturar! “Porque não te calas” (bem podia ser o nome de um bolero) é, no fim de contas, tudo o que representa o diálogo Norte-Sul. É o sentimento do sul-americano pobre que olha para a Europa e América como uma imensa despensa guardada por muros e arame farpado. O esforço de Zapatero (o único a ficar bem na fotografia) em responder a Hugo Chavez numa correcta polidez e consciência de onde estava, ficará na história como um testemunho a paciência. Quanto aos outros dois passaram a imagem tonta do que representam: um, o representante simbólico de uma forma secular de poder qu...