Pular para o conteúdo principal

Um país governado por comentadores de televisão



15.

Numa arrumação (quase) aleatória dos comentadores numa estrutura de governo ficaríamos com um supergoverno do centrão. Este pessoal que sabe tudo desde que virou comentador e que andou a marulhar e fintar o destino quando esteve na cátedra daria um governo de grande espetacularidade mediática. Basta dizer que as televisões ofereceriam o triplo do que costumam oferecer aos clubes de futebol pela transmissão direta do Conselho de Ministros!

Não se deixem turvar pela diferenciação ideológica. Isto teve o seu tempo, o que interessa são os equilíbrios dinâmicos que a pluralidade opinativa permitiria. Senão vejamos:

Primeiro-Ministro: José Sócrates
Ministro da Economia: Francisco Louçã
Ministro das Finanças: Manuela Ferreira Leite

Este “core” de largo espectro permitiria uma panóplia de soluções para o país como nunca a democracia experienciou. A ratice de Sócrates, o retroativismo de Manuela e o avant gardismo de Louçã levariam a uma multitude de soluções capazes de um verdadeiro milagre. Seria um ataque à crise por todos os lados, de tal forma que os patrões e empregados acabariam unidos, escondidos dentro das empresas com as luzes apagadas para que ninguém desse por eles. Se quiserem uma tarde divertida, selecionem os principais chavões discursivos destas três figuras e tente junta-las numa frase única. É fantástico!

 
Quanto ao restante governo:
Ministro da Justiça: Fernando Seara (o Benfica ganhava sempre e todos os sócios teriam as suas multas de estacionamento anistiadas.)

Ministro da Agricultura, Pescas e Indústria: Jorge Coelho (É o homem certo para pisar uvas, ir à pesca, acabar o dia numa sardinhada e visitar tudo o que é empresa. É um negociante com faro e paladar. Desde que não criasse uma PPP para a distribuição alimentar…)

Ministro da Segurança e Administração Interna: Paulo Rangel (Do seu programa consta a invasão de Felgueiras e uma missão contra Fatima Felgueiras semelhante à execução de Bin Laden).

Ministro para a condição feminina e igualdade: Pedro Santana Lopes (É vê-lo no 10 de Junho a colocar medalhas ao peito da Miss Portugal!)

Ministro da Cultura: Nuno Morais Sarmento (Tem tudo a ver!)

Ministro do Emprego e Segurança Social: Marcelo Rebelo de Sousa (Num tempo em que é preciso muita conversa ambivalente, nada melhor que um bicéfalo!)

Ministro dos Negócios Estrangeiros: Francisco Sarsfield Cabral (Lugar que não lhe seria estranho totalmente. Reforçariamos os laços com a atual Hungria...)

Ministro da Saúde: António Vitorino (Quando cada vez mais a Saúde é um assunto de gestão e não de medicina, porque não?)

Ministro das Comunidades e Direitos das Minorias: Marques Mendes (Tem tudo a ver!)

Ministro da Juventude e Desporto: Bagão Félix (Ah, aquele espírito jovial, Senhor. São as rosas, são as rosas!)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan