Pular para o conteúdo principal

Presidenciais: alguém tem visto?


Entre 700 e 800 mil pessoas cumprem o nobre sacrifício de acompanhar os debates das presidenciais. Dá para aí um “share” de 20% e um fundo de tabela no top ten.

São pessoas a que louvo a capacidade, a crença e o investimento.
Sinto remorsos por não ser uma delas mas não consigo, está para além do meu nível de tolerância.

Há razões que me levam a resistir ao apelo.
O PR é um lugar de representação da nação, de garante último da Constituição. Com poucos poderes e ainda bem e que o seja por muito anos.

Tem pois de ser um indivíduo com créditos políticos, afável e popular sem ser populista, alguém que a nação acredite que mereça. E o mérito aqui é muito importante porque o cargo é encarado como uma espécie de “prémio carreira” que é dado em duas partes, ou seja, dois mandatos. Se só ganhar um tem apenas meio mérito, medida que serve para designar também a circunstância de “não havia outro melhor”.
Assim como nas empresas dão ao trabalhador um relógio, uma gravata ou uma caneta com o nome, o cargo de presidente é um bónus para quem (espera-se!) não vai fazer mais nada na política, esvaziando lentamente o balão das suas influencias nos anos que se seguem e a quem depois fazemos uma homenagem e três programas biográficos na televisão aquando do falecimento.

Também deve ter algumas características muito particulares: ou alto (para não ficarmos inferiorizados quando nos visitam nórdicos ou jogadores de basquete) ou anafado (a mostrar a nossa faceta hedonista e pecadora). Tem de usar gravata mas saber tirá-la quando necessário. Tem de saber falar com as criancinhas sem aquelas horríveis conversas que arranca os “siiiim” e naaaaão” em uníssono de quem está a fazer um frete descomunal. Por favor, aprendam a falar de jogos, consolas e de filmes com vampiros!
Tem de saber ir aos lares e mostrar vergonha pelas suas opulentas reformas que lhes permitiram chegar a estas idades ainda com ambições de poder e que condenaram a maior parte dos idosos a indigência completa e a mais ignóbil pobreza.
Melhor talvez não visitarem lares!
Aprendam a segurar numa enxada, numa pá a usar uma colher de pedreiro. Sejam capazes de ouvir a banda dos bombeiros da terra mas aceitem o hip hop dos bairros degradados e que os ouçam mesmo que lhes seja incomodativo alguma identificação com as desgraças nacionais.
Convém que mantenham as suas convicções: se gostam de touradas não se ponham a ponderar na posição do toiro só porque recebe criticas.

Por estas razões e por achar que nenhuma das almas a concurso preenchem os meus requisitos vou aproveitar o dia das eleições para trabalhar sossegadito sem interrupções e telefones a tocar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan