Pular para o conteúdo principal

A semana em que as notícias foram em ramalhete – 1ª Parte


Pois devia ter feito isto durante a passada semana. Não me apeteceu. Estou depressivo não com propriamente com a crise (que já vivo com ela há algum tempo!) mas com o descaminho das coisas .
Aliás o mundo está a ficar um pouco fora de moda. Daí que a “ameaça” da conferência de imprensa da NASA sobre eventual vida alienígena despertou um frémito no mundo.
Sol de pouca dura!
Afinal, estavam a falar de uma bactéria que vive em condições agrestes (e nós, não?) e que aproveitam o arsénio e ainda por cima não é extra-terrestre: encontraram-na no Lago Mono na Califórnia.
Que existem alienígenas na América já toda a gente sabe e que o sítio onde mais facilmente se poderá dar com eles é na Califórnia. Ou seja, não houve novidade!
Mas há uma mão cheia de notícias que me prendeu a atenção esta semana. O meu espírito positivista manda organiza-las assim:

1.Secção “porque não me lembrei disto antes!”

Exploração de petróleo em Portugal é projecto de "alto prémio"
Aí está a solução para todos os desmandos! A oportunidade única de nos tornarmos um Emirato (Sultões não nos faltam!), de termos um lugar na OPEP, quiçá junto a Angola e a Líbia, que nós gostamos de carisma.
O “alto prémio” envolve o “alto risco”, num investimento avultado cujo retorno depende de pesquisas científicas que, neste momento, estão longe de ser conclusivas.
Mas isso não importa nada! O que importa é instilar a esperança, mesmo que vã.
(in Diário Económico)

Bolivianos vão reformar-se sete anos mais cedo?
Estes países governados por indígenas de esquerda…sempre a nos surpreender. Evo Morales jogou uma cartada interessante.
Aproveitando a estrutura etária do país, a Bolívia consegue ganhos de produtividade e de crescimento do mercado de emprego.
Evidentemente, é uma aplicação interessante para aquela realidade que em nada condiz com a nossa (que corre o risco de colapsar tal o peso da parte superior!). Trata-se de um pais de 10 milhões de pessoas e de baixa esperança de vida (64 Homens; 69 Mulheres) pelo que é de elementar justiça esta redução para os 58 anos.
O que deve mesmo ter incomodado foi a transferência da gestão das reformas das mãos do BBVA e da Zurich para um organismo público . Esta mania das soberanias…
(In Diário de Notícias-Internacional)

Sócrates quer potenciar relações entre Portugal e América Latina
Lula uniu as mãos de Cavaco e Sócrates em Mar del Plata
Ainda bem que há crise para que Portugal volte os olhos para a América Latina que é o nosso campeonato e uma alternativa a submissão europeia. A América Latina é o futuro e a Europa o laboratório do medo!
Lula da Silva, ungido por uma força messiânica, uniu os desavindos irmãos num amplexo desajeitado e amarelo.
O que Lula não sabe foi o risco que correu. Com as duas cargas eléctricas de sinal contrário, bem poderia ter ficado electrocutado!
(In Diário Económico: Política)

Cavaco: Há "um problema de qualidade" na democracia portuguesa
Estive quase para me dedicar em exclusivo a entrevista à Voz de Loulé, jornal de merecido respeito como toda a imprensa regional.
O problema é mesmo o entrevistado apesar de estar de acordo com o argumento da intrínseca falta de qualidade e que se manifesta por:
1. Um político utilizar frases feitas como: “a verdadeira sondagem será realizada no dia 23 de Janeiro”;
2. Não conseguir controlar a imodéstia, procurando através de uma linguagem de socalcos resultados como: "Um algarvio, nascido em Boliqueime, que foi professor universitário, ministro das Finanças, primeiro-ministro e Presidente da República e que viveu feliz com a mulher com quem casou aos 24 anos de idade".
3. Quando reitera que “. Não podemos ceder ao populismo fácil de criticar por criticar a classe política”, quando estes se põem a jeito, seja por pedir favores a jornalistas para melhor vitimizarem-se, quando hesitam e rejeitam despedir ou exonerar pessoas por si escolhidas e que são acusadas de graves delitos.
4. Quando invoca “Magistratura do exemplo”, coisa usada no tempo da guerra pela Rainha de Inglaterra que não abandonou Londres e colaborou como enfermeira (essa sim uma magistratura exemplar!)
5. Quando insiste em “ um problema de qualidade na nossa democracia, para o qual eu alertei várias vezes ", rejeitando a sua quota parte de responsabilidade nos seus tempos de 1º Ministro e no facto de não encarar que a imperfeição foi necessária para manter todo o status quo do antes do 25 de Abril no mesmo lugar.
6. Quanto a mensagem final de “… esperança no futuro, de não desistência", de "trabalho com alegria, bom espírito de realização pessoal e colectiva" e com a observação de que "com resmunguice tudo é mais difícil e menos produtivo" nem é bom dizer o que me faz lembrar…


Aliança ibérica pode evoluir para a fusão das ligas de futebol
Foi o que o povo português sempre desejou: um campeonato com 13 clubes espanhóis e 3 portugueses para depois ser chamado de Ibérico.
Não sou totalmente avesso a ideia de uma união ibérica (aliás já o referi em tempos) desde que não exista Espanha e sim o país Basco, a Catalunha, a Andaluzia, etc.
A ideia de desmontar os estádios do Euro e exportar para o Qatar não me sai da cabeça…
(In Jornal de Notícias: Desporto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan