Pular para o conteúdo principal

Quando a crise é uma oportunidade: a demissão de Berlusconi

Aprazado para Fevereiro a saída da “coisa” mais estranha que habitou o poder em Itália desde Mussolini, verificamos mais uma vez que os mercados mais não são que intriguistas especulativos. Se reagissem com um mínimo de razoabilidade, a Bolsa de Milão deveria estar a bater no teto!
É a melhor coisa que aconteceu à Itália desde o último título de Campeão do Mundo de Futebol.

Nunca um líder flagelou tanto a imagem de um país, por gestos, atitudes, discursos e até mera má educação. Não precisava de ser um santo. Ninguém precisa. Mas a falsa moral que predomina como “imagem” seja na sala oval ou noutro antro qualquer corresponde a hipócrita relação entre os povos, os valores e as identidades dos seus líderes. Todavia, perante o mediatismo das suas palhaçadas, até um clown de rua parece um estadista!

Berlusconi significa para mim o que de mais inútil, idiota e boçal o populismo liberal europeu conseguiu produzir. Um personagem de ópera buffa, meio mafioso, meio maçónico sem um pingo de noção do que é ou o que representa, querendo moldar uma nação à imagem do seu mal gosto, falta de personalidade e inteligência.
O seu anacronismo só tem equivalente no silêncio sujo da Igreja italiana e da direita mais tradicional que tolerou para além do razoável este homem. Entre sorrisos amarelos e muita indiferença deixaram-no por lá, a mandar.

Espero que as chuvas que agora assolam Itália também possam servir para lavar algumas consciências de que esta criatura foi eleita por duas vezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan