Pular para o conteúdo principal

Revisitando os principais compromissos eleitorais de Obama 4

Irão: Defende que a diplomacia directa com os líderes iranianos dará aos Estados Unidos maior credibilidade para pressionar por sanções internacionais conjuntas.
Será sempre a melhor forma de combate ao radicalismo islâmico: estender uma mão aberta a Teerão. É um Estado forte mas com a religião encostada. Se os líderes laicos conseguirem ir empurrando a religião para fora da esfera do Estado, o terrorismo começa a ter problemas de financiamento. No discurso até poderão manterá ferocidade, mas na prática poderão existir mudanças.
Todavia a aproximação ao Irão tem um preço: Israel tem de abandonar o expansionismo militar porque não há regime em sociedade islâmica que aceite o diálogo sem que a América ponha travão na obsessão sionista.


Iraque: Inicialmente contra a guerra, opôs-se ao envio de mais tropas para o território. Mas, depois, votou a favor, enquanto senador, de mais verbas para financiar a guerra.
Chega a tempo de inverter o erro. Não se pode combater o terorismo com exércitos regulares.É o mesmo que deitar gasolina num incêndio.
O problema árabe tem de ser resolvido com os árabes dando condições aqueles que defendem a laicização dos Estados, a separação de poderes e ao progressivo desenvolvimento humano das suas nações. Isto representa agir no investimento, na educação e na segurança interna com low profile e de acordo com o que estes Estados solicitam.


Pena de morte: Defende a pena capital para crimes que justificam a expressão da «raiva» de uma comunidade.
Espero que venha a mudar de opinião sobre este aspecto porque a pena de morte não resolve aquilo que a sociedade americana criou: uma desigualdade gritante, maquiada e encenada vezes sem conta sobre um ideal de grandeza e oportunidade que não existem de facto ou de direito. Enquanto as sociedades não tiverem condições de justiça e equilíbrio mínimo, dever-se-ia introduzir, pelo menos, uma moratória.
O real problema está na produção social do crime e não necessariamente no executor.Basta atentar nestes dados:

Illiteracy Statistics
42 million American adults can't read at all; 50 million are unable to read at a higher level that is expected of a fourth or fifth grader.
The number of adults that are classified as functionally illiterate increases by about 2.25 million each year.
20 percent of high school seniors can be classified as being functionally illiterate at the time they graduate.
Source: National Right to Read Foundation

Where Illiteracy Leads
70 percent of prisoners in state and federal systems can be classified as illiterate.
85 percent of all juvenile offenders rate as functionally or marginally illiterate.
43 percent of those whose literacy skills are lowest live in poverty.
Source: National Institute for Literacy


Prisão de Guantánamo: Encerramento do centro de detenção
A bem da Humanidade, espero que seja já hoje.


Principais compromissos eleitorais e posições de Obama são uma síntese elaborada a 5 Nov.08, pela TSF, em que apoiei o comentário realizado em itálico.
Este pequeno sumário é uma migalha no mundo de referências especializadas dos lóbis e das organizações americanas que especializam, quantificam e calendarizam. O escrutínio de Obama só agora começou
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan