Pular para o conteúdo principal

De que falamos quando falamos de estado e cidadania

Não estaremos perante um défice de cidadania? Não será que as bases do nosso sistema estão esquecidas? Para que serve o Estado? Afinal o que é isso de ser cidadão?
Antes de abrir este tópico de discussão bem opaco, aqui fica uma achega para o ponto de partida.
O nosso Estado de direito cujo pilar fundamental são os Direitos Humanos, assim conhecidos desde 1945 com a criação das Nações Unidas, surgiu nos sécs. XVII e XVIII, como reacção ao absolutismo, podendo mesmo dizer-se, com Maurice Craidom, que o absolutismo levou a humanidade a reclamar os direitos (naturais ou humanos) precisamente porque os negava.
Grosso modo, direitos humanos são os direitos de cada ser humano à vida, liberdade, dignidade e bem-estar. Isto significa liberdade contra a opressão, exploração, perseguição pelo Estado, um grupo ou outro indivíduo. A luta contra o Antigo Regime teve como princípios fundamentais libertar o indivíduo da sua submissão ao Estado, da sua condição de súbdito, e autonomizá-lo dos grupos corporativos. Na concepção medieva o indivíduo apenas era considerado enquanto membro de uma corporação, a concepção de homem começa a mudar com as ideias renascentistas, que relativamente ao próprio Estado, trazem em 1648, com o Tratado de Westfalia, um novo conceito de Estado soberano que deixa de depender do Papa ou do Imperador. Mas é com a queda do Antigo Regime que se autonomiza o indivíduo, com as Revoluções Francesa e Americana o súbdito passa a cidadão, titular de liberdade individual, segurança pessoal, igualdade e propriedade. Faz-se uma separação entre a sociedade civil e o Estado, passa-se dos deveres para com o Estado às liberdades perante o Estado e direitos face ao Estado. Trata-se dos chamados Direitos Negativos, ou seja, direitos que se realizam pela garantia de não intervenção do Estado (no plano vertical) e pela garantia de não perturbação de outros indivíduos ou grupos (no plano horizontal - embora para garantir estes direitos no plano horizontal, ou seja entre particulares, indivíduos ou grupos, cabe ao Estado, ao garantir a Segurança e a Justiça, a tutela destas liberdades através de uma prestação que se pode considerar positiva por implicar uma acção) e ainda direitos de participação política (estes claramente exigem prestação do Estado).
Assim, numa primeira vaga temos a afirmação dos direitos civis e políticos (realizando a ideia de Liberdade), numa segunda fase os direitos económicos, sociais e culturais (realizando a ideia de Igualdade) e por último, os direitos de solidariedade (realizando a ideia de Fraternidade). A primeira geração surge nos sécs. XVIII e XIX, com as ideias Liberais, são os direitos e liberdades individuais (liberdades face ao Estado), direito à vida, à liberdade, à propriedade, liberdades de expressão, crença ou religião, movimento e residência, associação, etc., bem como direitos de participação política. Os direitos de segunda geração surgem com a revolução francesa de 1848 e com a Constituição Alemã de Weimar (1918), são os direitos de tradição socialista, direito à assistência pelo Estado, direito à igualdade social - segurança social, direito ao trabalho, à educação, à protecção na doença. Os direitos de terceira geração surgem a partir de 1960 e abarcam os direitos de nações, povos e minorias, direito ao ambiente, à auto-determinação e direito ao desenvolvimento.
Assim, o estado, que mais não é do que a organização de uma sociedade, deverá exercer um domínio sobre os seus membros para tanto são-lhe endossados pela sociedade poderes. Precisas são garantias de que o Estado não irá tiranizar a sociedade, violar o 'contrato social', assim se por um lado a sua actuação fica sujeita à Lei (o estado apenas pode agir dentro dos parâmetros de uma lei prévia - princípio da Legalidade), por outro os poderes deverão ser separados, Legislativo, Judicial e Executivo, cabe ao Legislativo legislar, ao Judicial a aplicação da justiça dirimindo os conflitos surgidos entre particulares e entre estes e o próprio Estado, e ao Executivo governar e administrar os interesses públicos. Mas se a Lei é entendida como a institucionalização da vontade geral, é preciso garantir que de facto é assim, daí que, o estado deve ser democrático, o que significa que os rumos a seguir são decididos pelo povo directamente ou através de representantes. A acção estadual face aos cidadãos é regida por princípios materiais de igualdade e proporcionalidade e, por princípios processuais que obrigam a procedimentos judiciais e administrativos sujeitos à lei, participação dos cidadãos nos processos legislativos e de decisão administrativa, e jurisdicionalidade da acção do Estado, seja ela legislativa ou administrativa.
O cidadão é titular, face ao Estado, dos direitos fundamentais já referidos, e de deveres também legalmente estabelecidos como o pagamento de impostos, cumprimento de serviço militar, pertencer a júris, pertencer a assembleias de voto e participar na vida política através do voto.
Assim a forma de Estado Ocidental é um Estado de Direito Democrático fundado nos direitos humanos, a discussão entre direita e esquerda abrange essencialmente os direitos económicos, sociais e culturais, sendo que, a Europa tem tido uma política social democrata afirmando estes direitos o que certamente não agrada aos liberais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan