Pular para o conteúdo principal

A Edificação do Vazio

2ª Parte

4. A propaganda deve afectar a acção do inimigo:
Suprimindo quaisquer informações que possam ser úteis ao inimigo.
Disseminando abertamente propaganda cujo conteúdo ou tom levem o inimigo a concluir o que se quer que ele conclua
Levando o inimigo a revelar informações vitais sobre ele mesmo
Omitindo qualquer referência a uma actividade inimiga desejável quando a referência possa levar esta actividade a ser abandonada pelo inimigo

A transmissão eficaz passa pela propaganda negativa (os defeitos do inimigo, a sua anulação/humilhação através de sistemas de informação noticiosos e outros, denegrindo a imagem, inventando factos, etc. Para isso, as elites no poder contam com o trabalhador da informação (reparem que não o chamei de jornalistas), homens de campo que, por insinuações, nuances no texto de uma notícia ou títulos erróneos, encaminham o consumidor para o desvio pretendido. Toda esta estratégia pode ser realizada em veículos de informação próprios (são já célebres as cartas que certos políticos mandam à população utilizando o erário público) mas, actualmente, o sistema preferido é a “compra” de espaço e “ expertizers” rádio televisivos para passar a sua mensagem. Também há uma “entourage” própria no “jornalismo de opinião” a fazê-lo embora de uma forma menos ofensiva, que isso das letras obriga a reflectir!

5. Informações operacionais que não sejam secretas devem estar à disposição para a implementação de campanhas de propaganda

Muito utilizadas para a criação do “circo”. Dizer que o poder instituído irá fazer isto ou aquilo, ou aponta esta ou aquela área que necessita de uma intervenção há muito tempo ou a visita do político - protagonista às áreas para “identificar in loco” as necessidades (como se não fossem conhecidas!) criam uma intenção de que, num futuro eleitoral qualquer essas serão as áreas ou problemas a rechear de soluções e recursos, de modo a protagonizar o fabuloso efeito de, sem intervir, iniciar o processo de intervenção, mediante a pequena notícia encomendada a referencia aqui e ali , etc., e devidamente gerida localmente pelos homens de mão ou os próprios serviços do estado que vão subtilmente aparecendo para a realização de uma pequena obra, um arranjo visível, um “estamos fazendo”.

6. Para que seja eficiente, a propaganda deve despertar o interesse do público e ser transmitida por um meio de comunicação atractivo.

Tem a ver com o desenvolvimento de um estilo: folclórico, truculento, intelectual, pragmático e paternalista são os modelos mais comuns utilizados no território nacional. O tecnocrata e o sensibilizado são mais anglófonos; o intelectual e o napoleónico tem boa aceitação nos francófonos; o consensual e intransigente, mais germânicos.
A demagogia está implícita aos perfis individuais e as reais capacidades de um homem (enquanto imagem de um grupo, representante de grupos económicos e interesses instalados) perante o seu público.
É notório no nosso espectro político dois tipos diferentes de entoação discursiva: o canónico (ninguém se pergunta porque há políticos que parecem padres de aldeia a falar, com aquela entoação deferencial, redonda, de conselheiro enfatuado ou de padreco apaixonado pelas questões que lhe colocam) ou, no oposto, o estilo “broeiro”, (que faz corar de vergonha o homem do tasco, truculento, infantil e refilão?)
Comunicar a ausência de ideias, de políticas e de intenções leva tempo a treinar, a desenvolver e a personalizar. A mentira é mais simples de gerir, embora a ambiguidade discursiva seja sempre mais adequada (há pessoas capazes de, no mesmo discurso defender princípios opostos).
Com o fim dos debates ideológicos, a vacuidade de conteúdo humano é muito notória. É uma chatice não ter mais Soares, Cunhal, Sá Carneiro e Freitas do Amaral. Hoje em dia não há paciência para ouvir um político na TV.


7. Não importa se o material de propaganda é verdadeiro ou falso, desde que as pessoas acreditem nele.

Não há município do território nacional que não tenha a sua revista, o seu folheto, a sua página Web. Pejadas de fotos e textos congratulatórios (no Porto já pertence ao anedotário nacional! Só falta dizer que foi Rui Rio que expulsou os Mouros e criou o Vinho do Porto).
Há quem chegue ao ridículo de sustentar blogs onde escrevem os gratos munícipes a entoar loas ao bem amado.
Distribuição gratuita e massiva, logótipos estrategicamente colocados em actividades promovidas e executadas por outros (devidamente subsidiado), aparições públicas estratégicas em eventos de massa, enfim, uma panóplia de pequenos trunfos que fazem passar a imagem do homem sério, bom e interessado.
Quem não vai no conto, já sabe: é um mandrião, um aproveitador do bem público ou invejoso.


(continua)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan