Pular para o conteúdo principal

Porquê é que ninguém se indigna?

No dia 19 de Setembro passado surgiu esta notícia: "A Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, admoestou hoje severamente o director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed El Baradei, intimidando-o a não se imiscuir em questões diplomáticas. Interrogada, numa escala realizada na base de Shannon, na Irlanda, no avião que a conduz ao Médio Oriente, sobre as recentes críticas do líder da AIEA, coincidentes com as dos que receiam o início de uma nova guerra para forçar o Irão a renunciar ao seu programa nuclear, a chefe da diplomacia norte-americana irritou-se. «Permitam-me começar pelo facto de que o trabalho da AIEA não é fazer diplomacia», disse Condoleezza Rice, lembrando que ElBaradei, que ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2005, trabalha sob a autoridade da ONU. «A AEIA é uma agência técnica que tem um conselho de governadores, do qual os Estados Unidos são membros», sublinhou. «O papel da AIEA é o de conduzir inspecções, relatar actividades, assegurar-se de que os diversos acordos que os Estados assinaram estão a ser respeitados». Na segunda-feira, ElBaradei rejeitou, em Viena, a perspectiva de uma opção militar contra o Irão. «Devemos lembrar-nos sempre que o uso da força só pode ser encarado quando todas as outras opções estejam esgotadas. Não ceio de todo que estejamos nesse ponto», disse."
Tudo isto está relacionado às afirmações do Ministro dos Negócios Estrangeiros francês acerca da possibilidade de, no caso do Irão insistir no seu programa nuclear, a França encarar a opção militar.

Ora bem, de facto a AIEA é uma agência da ONU, não me parece é que os EUA sejam donos da instituição, a ideia é participarem e nela delegarem competências. Deste modo, o representante da agência das Nações Unidas tem todo o direito de manifestar a sua opinião, por maioria de razão quando as declarações do representante de um Estado vêm atrapalhar o seu trabalho.
Já tinhamos reparado que para os EUA o anterior secretário-geral Kofi Annan se tornara incómodo, insistia em ter opinião. Também se percebe que o que esperam do senhor Ban Ki-moon é o inverso e, realmente, não vi ninguém a defender a posição de El Baradei, e muito menos a criticar as declarações da sra. Rice. E isto preocupa-me, o enfraquecimento da ONU é um problema sério e de mau agoiro.
Se a questão entre o Rei Juan Carlos e o Presidente Chávez apaixonou a opinião pública, porquê é que esta foi ignorada? Era menos folclórica? Embarcamos todos no espectáculo? Ou será que já ninguém liga à Condoleezza porque é ano de eleições americanas?
Agora temos novo episódio no estreito de Ormuz, a administração Bush, igual a si própria continua a pugnar por manter a tensão na zona, falamos de uma zona importante em termos de transporte de petróleo (cerca de 17 milhões de barris de petróleo bruto passam diariamente o estreito de Ormuz), este episódio não contribuirá para descer os preços, isso é certo. Ao Irão a situação também interessa em termos políticos e em termos económicos não o prejudica assim tanto. Mas será interessante analisar quem beneficia realmente com a alta do preço do petróleo.
São as empresas que têm contratos de exploração extensiva. Claro que os países produtores baixam as quotas (são eles que controlam o volume de extracção porque os contratos assim o determinam) porque a percentagem é fixa e convém fazer "render o peixe". Mas nos mercados, os ganhos vão para multinacionais da extracção onde a família Bush e do vice-presidente têm interesses objectivos e concretos. Já o pai Bush tinha recorrido a esta "habilidade" com o Iraque e aproveitou a guerra para subir temporariamente os preços do petróleo, colocar uma base militar no Kwait (que, por sentir-se vulnerável, não queria os americanos em seu território) e satisfazer o regime corrupto saudita, retirando Saddam do mapa (que escapou à primeira guerra porque era aliado dos EUA contra o terrorismo iraniano).

De facto a diplomacia tem mais que se lhe diga!


HH & Vinhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dos governos minoritários e maiorias absolutistas

Na óptica dos partidos mais votados em Portugal, a governação em situação minoritária ou de coligação é inviável. A ideia de um pequeno partido poder influenciar, propor e monitorar o comportamento aberrante dos partidos centrais é uma situação intolerável para estas máquinas de colocação de militantes e de controlo de investimentos privados. Acenam com o caos, a ingovernabilidade e o piorar da situação do país. Esquecem que o país caminhou para o fundo do abismo pela mão de ambos. Não por uma inépcia ou incapacidade das suas figuras, mas por dependência de quem os financia, de quem os povoa e da impossível subversão ao sistema corporativo vigente. Sócrates afrontou algumas destas entidades instaladas e vive a antropofagia quotidiana dos jornais e televisões e – vejam lá – ele não é um perigoso extremista, até porque o seu partido chutou soberanamente João Cravinho para canto, mais os seus amoques contra a corrupção. Se a memória não me falha Ferreira Leite foi a Ministra que teve a pe

Balanço e Contas: 2 anos de governação

Ao fim de 2 exaustivos anos de governação importa fazer uma reflexão não sobre os atos do governo mas sim sobre o comportamento da sociedade em geral relativamente ao que se está a passar. Para faze-lo, importa ter presente algumas premissas que a comunicação social e as pessoas em geral insistem em negligenciar e a fingir ignorantemente que não são as traves mestras do comportamento governativo: 1. Este governo não governa para os portugueses nem para os seus eleitores; 2. Este governo não pretende implementar qualquer modelo económico. Pretende apenas criar a rutura necessária à implantação de um; 3. A sua intervenção orienta-se por uma falsa perceção de que a sociedade portuguesa entrou em rutura com o socialismo e as conquistas sociais do 25 de Abril; 4. Para agradar credores e cair no goto do sistema financeiro que irá propiciar empregos futuros a quem for mais bandalho com o seu país, usou o medo para tornar a mudança incontornável, culpando e responsabilizan