Pular para o conteúdo principal

Desta vez mandou calar a pessoa certa...

Rice manda calar Bush em jantar com Olmert

Sabendo-se que o forte do Presidente Bush não é propriamente a diplomacia, sabendo-se também que tem no currículo notórias gaffes, surge agora a notícia de novo deslize no jantar que lhe foi oferecido por Ehud Olmert, na quinta-feira à noite, e onde resolveu opinar sobre questões de política interna de Israel. Notícia no El País.

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, ter-lhe-à passado um bilhete recomendando que se calasse. Perante a curiosidade dos presentes, o Presidente leu alto o bilhete recebido o que provocou gargalhadas de todos (excepto de Condoleezza).

Durante o jantar Bush comparava a política israelita com o karaté, quando nos livramos do primeiro golpe, chega outro totalmente inesperado. Mas o Presidente americano não ficou por aí, acrescentou que, apesar de não querer intrometer-se nos assuntos de Israel, tinha de dizer que Olmert é um líder que admira, e que os israelitas teriam de garantir a sua permanência no poder para que haja continuidade do processo de paz. No jantar estavam presentes, para além de altos representantes do governo, representantes da extrema direita israelita e de ultra-ortodoxos, contrários a negociações com os palestinianos.

Comentários

vinhas disse…
Que chatice não haver um filmezinho ou gravação. Um solo de gospel com "why don´t you shut your F* mouth?!" era giro.
Os israelitas não se devem ter importado muito. Bush é um pouco como aquele avozinho senil a quem já ninguém liga...
Helena Henriques disse…
O engraçado é que tem competências diplomáticas, embora seja naturalmente incompetente para a coisa.

Postagens mais visitadas deste blog

Alguém nos explica isto?

Os registos de voo obtidos por Ana Gomes em 2006 revelam que, entre 2002-2006, em pelo menos 94 ocasiões, aviões cruzaram o espaço aéreo português a caminho de ou provenientes da Baía Guantanamo . Em pelo menos 6 ocasiões aviões voaram directamente das Lajes nos Açores para Guantanamo. Ver o relatório da ONG britânica. Não creio que isto nos deixe mais seguros e tenho a certeza de que me deixa a consciência pesada, foi o estado em que me integro que permitiu isto. PS (por sugestão do Vinhas). As notícias sobre um dos aviões que transportaram presos para Guantánamo e que agora se despenhou no México carregado de cocaína podem ser vistas aqui e aqui ou ainda aqui.

Porque não te calas?!

Com esta frase inaugura-se mais um capítulo das relações entre a Europa e América Latina. A Democracia, este capricho ocidental que, qual religião a expandir-se para além das terras dos Mouros, revela-se na sua melhor versão. Cinco séculos de colonização cruel, imposição religiosa, imperialismo grotesco e “relações de amizade entre os povos” criaram um tiranete de bolso como um produto que, pelos vistos, ninguém quer aturar! “Porque não te calas” (bem podia ser o nome de um bolero) é, no fim de contas, tudo o que representa o diálogo Norte-Sul. É o sentimento do sul-americano pobre que olha para a Europa e América como uma imensa despensa guardada por muros e arame farpado. O esforço de Zapatero (o único a ficar bem na fotografia) em responder a Hugo Chavez numa correcta polidez e consciência de onde estava, ficará na história como um testemunho a paciência. Quanto aos outros dois passaram a imagem tonta do que representam: um, o representante simbólico de uma forma secular de poder qu...